Notícias

Celebração personalizada de casamento

22 de janeiro de 2018 / Artigo Janine_celebração

* Por Janine Bessa, celebrante e cerimonialista da Zamp Comunicação e Eventos

 

É bíblico: “agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, esses três. Porém, o maior deles é o amor” (I Coríntios 13:13). Com a certeza de que o amor é o sentimento mais forte no relacionamento e de que cada história é única, a celebração personalizada de casamento é uma opção para os casais que buscam uma cerimônia sem um rito religioso específico e preferem que a história deles seja sensivelmente traduzida em palavras, para que todos os convidados sintam e partilhem desse sentimento que envolve a união. 

A celebração personalizada tem crescido consideravelmente devido ao sonho do casal de realizar o casamento em espaços abertos, por exemplo, em cerimoniais com área verde ou na praia. Também há noivos que optam por esse tipo de cerimônia porque são de religiões diferentes ou simplesmente preferem algo mais intimista.

Independentemente do motivo que levou o casal a escolher a celebração personalizada, para tornar esse momento inesquecível é importante que os noivos se identifiquem com o celebrante e que este dê total atenção aos mínimos detalhes que envolvem cada história de amor. É relevante enaltecer os pontos positivos, afinidades, surpresas, desafios e até superações que tenham ocorrido durante o namoro, para, assim, com todo carinho, emocionar a nova família e até os convidados presentes no enlace.

Com o objetivo de tudo sair do jeitinho que os anfitriões sempre almejaram, o celebrante fará reuniões com eles e ouvirá tranquilamente a história de cada um. A partir de então preparará uma cerimônia envolvente, leve e rica em detalhes. Para personalizar ainda mais esse momento que é singular, o casal pode convidar uma pessoa querida, seja da família, seja um amigo, para fazer uma leitura ou homenagem.

Vale ressaltar que, mesmo sendo adaptada às preferências de cada casal, a cerimônia personalizada permite fazer o cortejo normalmente com noivos, pais, madrinhas, padrinhos, pajens, damas e floristas; ter a entrada das alianças; ler uma passagem bíblica, e contar com músicas marcantes do relacionamento.

Além disso, também é possível que sejam feitos alguns rituais, como das rosas vermelhas, da caixa de vinho, do vinho, das velas e das areias, entre outras, que são uma simbologia ao amor/história do casal e, assim, contribuem para eternizar o dia do sim.

Enfim, independentemente do tipo de cerimônia, o importante é o casal estar extremamente feliz e certo de que o amor verdadeiro é aquele que traz paz e faz cada escolha valer a pena. Como disse sabiamente o poeta Mário Quintana: “quero, um dia, poder dizer às pessoas que nada foi em vão… Que o amor existe, que vale a pena se doar às amizades e às pessoas, que a vida é bela sim, e que eu sempre dei o melhor de mim… e que valeu a pena!”.

Faça tudo valer a pena. Afinal, com fé, esperança e amor tudo é possível. E que sejam felizes para sempre.