Notícias

Lista de convidados: prazer ou estresse?

02 de dezembro de 2016 / Artigo janine-bessa-credito-cloves-louzada

* Por Janine Bessa

Vamos casar! A alegria toma conta da vida do casal de namorados! A família comemora a nova união! A noiva, radiante, já imagina como será o seu casamento, porque na maioria das vezes o dia do “sim” é a idealização da mulher, mesmo que o noivo seja bastante participativo nos preparativos. Enfim, ela corre para a internet e pronto… Que nada! A verdade é que a noiva encontra infinitas informações, dicas, sugestões, inspirações, serviços, fornecedores… Então, como começar? Simples: pela lista de convidados.

Simples? Quer tarefa mais árdua do que incluir ou não alguém para vivenciar o dia mais feliz do casal? Para tornar esse momento mais prazeroso do que estressante, é relevante ter as respostas para estas perguntas: quantas pessoas convidar? Quantos convidados a mais posso incluir na lista?

Mesmo que num primeiro momento pareça difícil, essa tarefa será muito mais tranquila se você e seu noivo estiverem bastante seguros quanto ao orçamento para a realização do casamento para, assim, delimitarem a quantidade de convidados. Ou seja, será uma festa grande ou uma comemoração mais íntima; terá um cardápio mais elaborado ou mais simples?

Essa fase, como toda a organização, deve ser prazerosa, pois consiste em colocar no papel os nomes das pessoas mais queridas. Entendo que o estresse surgirá quando se lembrarem de alguém que também é importante e a lista já tenha ultrapassado a quantidade máxima de convidados.

A minha sugestão é fazer contas com tranquilidade. Na maioria das vezes, os noivos acreditam que conseguirão a presença de todos no dia do casamento. Porém, alguns amigos e familiares não prestigiarão o início da nova família. Isso não quer dizer que o casal não seja igualmente querido, mas é o reflexo dos dias corridos que estamos vivendo e não podemos estar em todos os lugares que gostaríamos ao mesmo tempo.

Para amenizar as incertezas, indico que os noivos invistam no R.S.V.P. Essa abreviação vem do francês “répondez s’il vous plaît”, que em bom português significa “responda, por favor”. Tenho certeza que você pensou que essa é uma tarefa simples, pois já consta (ou constará) no site do casal. Entretanto, lamento informar, mas, na maioria dos casos, não funciona, porque ainda não temos a delicadeza de dizer sim ou não para um convite – claro que isso não é unânime.

Por esse motivo, recomendo a confirmação de presença ativa, que é quando uma profissional, por telefone, entra em contato com os convidados, uns 20 dias antes do casamento. Por meio das ligações, além das respostas positivas ou negativas ao convite, outras dúvidas serão sanadas, como o local da igreja e do cerimonial, o horário do casamento, lojas que possuem a lista de presentes, enfim, são inúmeras as perguntas.

Uma média de 20% dos convidados no momento da ligação já informará a ausência. Os motivos recorrentes são o conflito de data, a escala de trabalho, um problema na família, entre outros. E cerca de 10% não irão ao dia do “sim”, mesmo que já tenham confirmado a presença, isso ocorre devido a imprevistos de força muito maior.

Esses números, que em alguns casos podem ser mais expressivos, vêm de experiências com eventos e de informações compartilhadas em cursos com renomados cerimonialistas do Brasil.

Por fim, com a quantidade de confirmações em mãos, você e seu noivo tomarão decisões relevantes com mais cautela na semana do casamento. Desejo um prazeroso momento na elaboração da lista de convidados do casal e uma feliz união, com as bênçãos de Deus.

* Janine Bessa é cerimonialista da Zamp Comunicação