Ilhas Cayman: paraíso gastronômico
30 de janeiro de 2017 / Lua de melJá imaginou passar a lua de mel em um destino do Caribe com gastronomia exclusiva, mas com referências de vários lugares do mundo? É isso o que oferecem as Ilhas Cayman, um território ultramarino britânico, vizinho de Cuba e Jamaica, conhecido internacionalmente por sua condição de paraíso fiscal.
As Ilhas Cayman são um destino turístico ainda pouco explorado pelos turistas brasileiros que visitam o Caribe, apesar de estarem a apenas uma hora de voo da cidade de Miami. Sua localização privilegiada é um convite para conhecer um destino cheio de mística com gosto de exclusividade, uma geografia com belezas naturais paradisíacas e hotéis de grandes redes sem sistema all-inclusive, já que o interessante nas Ilhas é desbravar suas belezas para descobrir uma das suas maiores riquezas: a gastronomia local. Com opções de altíssima qualidade e direito a uma carta de vinhos de dar inveja a muitos destinos europeus, é pelo estômago que as Ilhas conquistam até os gourmets mais exigentes. Os frutos do mar são o carro-chefe e fazem qualquer pessoa tomar a decisão de incluir peixes na dieta para o resto da vida.
A experiência gastronômica
A gastronomia das Ilhas Cayman é uma experiência com pratos criados por meio da fusão de receitas e ingredientes de vários lugares do mundo. Trinta por cento da população caymanesa são originárias de outros países, e isso se reflete na gastronomia em mais de 200 restaurantes de diversos estilos culinários espalhados pelas Ilhas – e o mais importante é que muitos deles sempre têm uma carta de vinhos tão cosmopolita quanto a região, com vinhos de diversos países para acompanhar os pratos. É possível descobrir os sabores dos melhores sauvigon blanc da Nova Zelândia, por exemplo, nas Ilhas Cayman.
Os restaurantes
O Blue Cilantro é uma pérola culinária do Caribe que fica em Grand Cayman, a maior e mais badalada das três ilhas do arquipélago. O restaurante é comandado pelo chef Vidyadhara Shetty, de origem indiana que traz o melhor das referências da culinária da Índia para seus pratos. É ali onde os frutos do mar ganham uma identidade exclusiva, como o ravioli de lagosta e queijo boursin, preparado com azeite trufado e molho de abóbora, e o prato Asian Romantic Sea Food, uma seleção de lagosta caribenha, camarões, moluscos, mexilhões com arroz no caldo de coco.
No Cracked Conch a experiência já começa pelo lugar: uma atmosfera envolvente típica do Caribe com um deck de madeira sobre as rochas, corais e uma vista cinematográfica do mar. Tudo isso para acompanhar um delicioso ceviche feito com peixe tirado no dia, mas o frango orgânico acompanhado de macarrão com queijo e champignon também surpreende pela harmonia e sabor. Esse também é um bom lugar para experimentar a torta caseira de rum com calda de abacaxi. O bolo de rum é um patrimônio cultural das Ilhas Cayman, e não comer um é como não visitar o país.
Outros restaurantes nas Ilhas Cayman também se destacam pelo conjunto da experiência gastronômica e pelo local, entre os quais não se pode dispensar uma visita ao Morgan’s Seafood, ao Lobster Pot, ao Mizu e ao tradicional Cayman Cabana, que fica no pequeno centro da cidade de George Town, capital das Ilhas Cayman. Esse restaurante fica de frente para o mar e é famoso por servir a autêntica culinária caymanesa, com peixes pescados no dia acompanhado de coquetéis tropicais, marca registrada do Caribe.
Ingredientes locais
Além do preparo, o uso de ingredientes frescos com produção local é um dos principais segredos para a culinária das Ilhas Cayman ser saborosa e de alta qualidade. O sal marinho é produzido localmente por meio da evaporação solar e da seleção manual dos cristais. Esse tipo de sal artesanal 100% natural tem um grau de pureza incomparável e também pode ser degustado em pratos doces a base de frutas como mamão papaia, manga, ou com chocolate.
Festivais gastronômicos
Anualmente o hotel Ritz-Calrton Grand Cayman organiza o evento Cayman Cookout, que recebe chefs estrelados de outros países para promover degustações, demonstrações e jantares em um clima intimista e descontraído. Vale a pena programar uma viagem para as Ilhas Cayman em janeiro quando o evento acontece.
Carta de vinhos
As cartas de vinhos nos principais restaurantes das Ilhas Cayman são um universo a parte. É possível harmonizar pratos com vinhos de diversos lugares do mundo com opções provenientes de diversas regiões da Itália, França, Nova Zelândia, Estados Unidos, Áustria, África do Sul, Argentina e Califórnia, entre outros.