Casando na praia
19 de janeiro de 2018 / Artigo* Por Carla Viana, cerimonialista da Master Assessoria
Casar na praia é um sonho que o casal deve realizar em comum acordo. Os noivos que propõem esse tipo de casamento têm estilo leve e fogem um pouco do tradicional, afinal, esse tipo de cerimônia é rica em detalhes, como vamos pontuar neste artigo.
Falar em casamento na praia é falar de amor intenso, personalidade e muito estilo. Para que o evento tenha sucesso, é necessário um planejamento impecável e fornecedores que entendem do assunto, além de muita segurança, pois vamos lidar com vários desafios. Por isso, antes de tudo, contrate um ótimo cerimonialista para cuidar dos mínimos detalhes desse grande dia que é muito especial.
Falando em planejamento, em primeiro lugar, você precisa decidir se a sua cerimônia será realizada ao estilo pé na areia, num píer romântico ou em algum hotel de frente para o mar – mas faça questão de deixar o mar como paisagem principal do seu casamento.
Com o local e o estilo definidos, é necessário pensar no horário. Pesquise sobre o clima, considerando que nos últimos tempos tudo está meio imprevisível. O horário mais usual é pela manhã ou no final do dia, aproveitando o pôr do sol. Lembrado que, se optar pelo final do dia, você vai precisar de iluminação. Para deixar tudo mais harmonioso, use lamparinas e velas, que também vão dar um toque especial à decoração.
Com relação à decoração, aliás, a paisagem já favorece muito, por isso, use e abuse da criatividade. A contratação de uma empresa de decoração é indispensável, mas a noiva pode, claro, definir os detalhes. Algumas flores, galhos, um pequeno altar e o mar ao fundo já tornam esse momento lindo e inesquecível.
O casamento na praia pede um cardápio leve, criativo e com cores e aromas variados. Peixes e frutos do mar costumam ser os produtos mais recorrentes no menu. As pequenas porções, conhecidas como finger foods, combinam perfeitamente com a ocasião. Aposte em aperitivos, como saladinhas, quiches e carnes leves.
Assim como as comidas, as roupas também devem ser mais leves. O ambiente pede algo livre, fluido e solto, para combinar com a leveza na alma que a praia proporciona. Um fotógrafo amante de desafios também faz toda a diferença nesse tipo de evento. A sugestão é que seja tudo na praia, desde as fotos pré-wedding.
Casar na praia, entretanto, embora tenha ficado cada vez mais comum, pode proporcionar alguns imprevistos para cerimonialista e noivos. É por isso que já existe no mercado um seguro específico para eventos, como os casamentos. Imagine só se o dia que deveria ser perfeito se transformar num grande transtorno. Um convidado sofre um acidente, a empresa responsável pelo bufê falha, uma pequena vela provoca um incêndio, uma forte chuva danifica a decoração e o equipamento de som… Nada tão difícil de imaginar, não é? A decepção é certeira não somente entre os noivos, além de abalar os convidados. Manter o clima festivo numa situação dessas se torna um desafio em um evento único na vida de muitos. Mas e se, além disso, ainda for preciso arcar com despesas adicionais decorrentes desses imprevistos? Com certeza, tudo pode ficar ainda pior.
Por isso, o seguro para casamentos é, para os noivos, uma salvação e, para os profissionais, uma bênção. Ele assegura em casos de imprevistos que colocam em risco a perfeita execução do que foi planejado. Nada mais adequado para um evento considerado tão importante, ainda mais em um ambiente desafiador como a praia. Portanto, se optar por esse tipo de casamento, pense na possibilidade de contratar o seguro para garantir tranquilidade para todos.