Mini wedding: um novo conceito para realizar o sonho do grande dia
09 de dezembro de 2016 / Artigo* Por Renata Bittencourt
Passada a euforia do momento especial do pedido de casamento, imediatamente os noivos já começam a ter outras preocupações, todas elas guiadas pelo orçamento disponível e gastos possíveis envolvidos nos preparativos da cerimônia e da festa.
Especialmente nos últimos anos, uma tendência que vem crescendo e conquistando cada vez mais adeptos aqui no Brasil é o mini wedding, ou mini casamento, como muitos preferem chamar. Trata-se de uma celebração de matrimônio com conceito europeu, que restringe a lista de convidados apenas aos familiares e amigos mais próximos dos noivos.
São priorizadas aquelas pessoas mais queridas e consideradas indispensáveis na vida e na história do casal. A ideia é que estejam presentes somente aqueles que acompanharam e que realmente têm participação ativa na convivência dos noivos e dessa nova família que será formada.
Por vezes, essa opção cheia de estilo, além de charmosa e personalizada, que é o mini wedding, passa a ser vista como a única forma que o casal terá para conseguir realizar a tão sonhada festa de casamento. Isso ocorre, principalmente, em função do raciocínio lógico de que, reduzindo a lista de convidados apenas para familiares e poucos amigos mais íntimos, o casal consequentemente diminuirá os custos e, então, será possível ter esse momento compartilhado e eternizado.
Entretanto, engana-se quem pensa que, só por ser mini, o casamento será mais simplório, de baixo custo ou que dará menos trabalho e preocupações. Isso até pode ocorrer, mas vale lembrar que são celebrações diferentes. Supostamente mais barato, o mini wedding vai depender do que os noivos querem e estão dispostos a fazer e oferecer.
Até pouco tempo, esse tipo de evento era mais procurado por casais mais jovens ou alternativos, por aqueles de mais idade ou pelos que já moravam juntos e decidiam oficializar a união. Entretanto, nos últimos anos, tornou-se uma tendência e está ganhando cada vez mais força. É a opção ideal para quem deseja ter uma cerimônia mais íntima, personalizada e cheia de charme.
Uma particularidade desse tipo de casamento é o local onde ele é realizado. As opções são inúmeras e bastante variadas. Pode ir daquela casa grande da avó ou sítio da família, que reunia todos para as férias de verão, até o quintal da infância ou o salão de festas de um amigo.
Existe também a opção de escolher um lugar significativo, como o restaurante preferido, uma livraria adorada, o parque ou a galeria de artes que o casal mais frequenta e onde gosta de passar o tempo. Sendo em um local pequeno e aconchegante, o mini wedding permitirá que os noivos fiquem mais próximos das pessoas, podendo aproveitar mais e esbanjando atenção e carinho aos seus convidados, o que não seria possível em uma cerimônia ou festa de grande porte.
O foco principal do mini wedding é permitir que os convidados se sintam especiais e prestigiados, pois eles sabem que foram escolhidos a dedo para estarem ali compartilhando o momento mais especial na vida do casal. O ponto fundamental é que eles sejam bem recepcionados e sintam que os noivos realmente se dedicaram para que todos fossem acolhidos da melhor maneira possível, já que tudo foi personalizado valorizando os sentimentos de amor e amizade.
* Renata Bittencourt é cerimonialista