Portas em automático! O avião vai decolar
01 de dezembro de 2016 / Lua de melSejam vocês do verão ou do inverno, da curtição ou do descanso, do destino pacato ou do cosmopolita, o que não faltam são opções no Brasil e no mundo para uma lua de mel inesquecível. Afinal, nada como se recuperar da maratona do casamento e iniciar uma vida a dois com uma super viagem, que, para ser boa mesmo, precisa ser definida com antecedência e ser coerente com as características do casal e do estilo de turismo que se quer fazer.
De acordo com Juliana Magalhães, da Tia Zirinha Viagens, quando o casal procura a empresa para realizar o sonho da lua de mel, é necessário avaliar o perfil de ambos através de suas preferências. “Perguntamos se curtem praia ou locais mais aconchegantes de clima ameno, se gostam de destinos exóticos ou ainda se a viagem é um sonho que os dois trazem desde antes dos planos de casar. Atendemos, por exemplo, casais que se realizam na Disney por este ser um destino com o qual sonham desde a adolescência e não puderam realizar naquela época”, afirma.
No Brasil, segundo Juliana, os destinos mais procurados são Gramado, Porto de Galinhas e Maragogi. “Nestes dois últimos, por serem no Nordeste, não há muito problema de sol/chuva.” Já fora, os mais escolhidos para lua de mel são Cancun, Paris, Ilhas Maldivas com Dubai e Orlando. “Na Europa, os casais evitam ir no inverno por ele ser muito rigoroso e por não curtirem baixas temperaturas”, completa.
A época do ano, claro, influencia na decisão. “Por exemplo, as cidades de Buenos Aires e Santiago em janeiro podem não ser agradáveis pelas altas temperaturas. Já EM Gramado, mesmo em janeiro, há os que querem ir pelo fato de ainda ter o Natal Luz. No Caribe, por sua vez, em qualquer época do ano o sol é garantido. Por lá há a possibilidade de fenômenos naturais entre agosto e novembro, mas isso não intimida ninguém, já que em Cancun e Punta Cana, por exemplo, já há algum tempo não ocorre nada”, ressalta Juliana.
Independente do destino, seja ele próximo ou distante, o mais importante é que o casal embarque na expectativa de um sonho e volte realizado de uma viagem que para sempre fará parte das boas lembranças.
NO BRASIL
Gramado
A 120 km de Porto Alegre/RS, Gramado tem fama de destino romântico graças a seu clima, suas hortênsias, sua gastronomia e hospedagem de primeira. Lá todas as idades se divertem, e os tradicionais eventos, como Natal Luz, Festival de Cinema e Chocofest, são atrações mais do que aguardadas.
Os cafés coloniais de Gramado, seus restaurantes, fondues e chocolates também agradam em cheio quem procura o destino para curtir um momento a dois. Quem viaja para lá pode ainda conferir as atrações das redondezas, como o Vale dos Vinhedos e os cânions em Cambará do Sul.
Porto de Galinhas
Em Recife/PE, dentro do município de Ipojuca, Porto de Galinhas é um dos principais destinos do litoral brasileiro e pode ser aproveitado durante todo o ano. Suas praias de areia branca são cercadas por coqueiros e emolduradas por um mar verde-esmeralda infinito, ideal para quem quer sossego e contato com a natureza.
As opções de lazer são mais diurnas do que noturnas, agradando os casais que querem uma lua de mel bem pé na areia, contemplando as belezas naturais e conhecendo praias de tirar o fôlego.
Maragogi
No Estado de Alagoas, Maragogi é o Caribe brasileiro. O sol e o movimento das marés ditam seu ritmo, e as piscinas naturais são seus melhores e mais conhecidos cartões postais. Geralmente, os turistas passam o dia por lá, saindo principalmente de Maceió ou Porto de Galinhas, mas quem puder deve considerar a possibilidade de passar mais tempo por lá para aproveitar melhor.
A fama do balneário vem de suas galés, piscinas naturais cercadas por faixas de corais. Aliás, é possível ter contato direto com eles, tomando alguns cuidados, claro, para proteger o ecossistema. Com snorkel ou cilindro, o mergulho permite assistir ao espetáculo dado pelos peixinhos, anêmonas, corais e algas.
NO MUNDO
Cancun
Com resorts e hotéis que garantem ao turista a conveniência dos serviços all inclusive, Cancun, localizada na Península de Yucatán, no México, é um dos destinos preferidos dos casais em lua de mel. Suas belas praias são convidativas ao mergulho, a sós ou com os adoráveis golfinhos, e há ainda ilhas com balneários de beleza ímpar, como Cozumel e Isla Mujeres.
A vida noturna é uma atração à parte. Os bares, restaurantes e discotecas dão o tom da noite, regada a muitas tequilas. Cultura e história fazem parte do passeio, e, partindo de Cancun, é possível conhecer a cidade pré-hispânica de Chichén Itzá, a 200 km, onde fica a Pirâmide de Kukulcán, uma das sete novas maravilhas do mundo.
Paris
Sim, esta cidade é uma festa! E não é só por seus belos cartões postais, como a Torre Eiffel, o Museu do Louvre, o Arco do Triunfo e a Catedral de Notre Dame. Em seus boulevards ou ruelas escondidas, é possível conhecer melhor sua história e encontrar cafés e bistrôs que fazem a viagem valer ainda mais a pena.
Paris é uma cidade que convida aos passeios a pé, ao ar livre, ideal para contemplar sua arquitetura. Mas vale a pena escolher a estação do ano com cuidado, afinal, a Cidade Luz merece ser visitada em dias que estejam a sua altura: nem tão frios, nem tão cinzentos.
Ilhas Maldivas
Sonho de qualquer casal, a República das Maldivas são um país insular no Oceano Índico com mais de 1 mil ilhas, sendo habitadas apenas 200. Possui um clima tropical e úmido e é o menor país da Ásia, além de o menos populoso desse continente e o menos populoso entre os países muçulmanos.
Suas águas transparentes e a rica fauna marinha são motivos mais do que especiais para um casal querer passar a lua de mel por lá, relaxando, praticando esportes aquáticos e aproveitando o romance.
Dubai
Meca do consumo, Dubai é o principal destino dos Emirados Árabes. Seus arranha-céus, ilhas e lagos artificiais desafiam a arquitetura e batem recordes de engenharia. O apelo ao luxo e à ostentação do destino é responsável por levar à cidade milhões de visitantes todos os anos, todos encantados e, ao mesmo tempo, assombrados com toda sua extravagância.
Lá, as novidades são constantes, as compras são livres de impostos, com preços competitivos, e os hotéis esbanjam conforto e requinte. Mas se comprar não lhe satisfizer, é possível rumar ao deserto, onde os dromedários, com seu ritmo lento, estão alheios a toda a loucura da cidade.
Orlando
Orlando não seria o que é hoje sem a Disney World, claro. Com os parques mais famosos do mundo, a Disney é o destino que muita gente quis conhecer ou conheceu na infância ou adolescência, mas que também faz o coração dos adultos bater mais forte. Não só pela adrenalina, mas por toda a magia do lugar.
Em Orlando, além da Disney, há o Universal Studios, com seus brinquedos radicais, e o Sea World. São muitas as atrações e os parques, que precisam de, pelo menos, um dia cada um para serem descobertos e aproveitados. É o tipo de viagem que requer tempo e disposição do casal, mas que, no final, rende ótimas lembranças e vivências.